Brasiilllllllll

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Projeto: "A Galinha Ruiva"



PROINFO
TURMA: “U” 2012
Santa Maria - DF
Terça-feira: Matutino
Professor: José
Cursistas: Regiane Fernandes Braga e
                   Vânia Lúcia de Souza Oliveira

PROJETO

TEMA: A GALINHA RUIVA
SÉRIE A QUE SE DESTINA: EDUCAÇÃO INFANTIL
DURAÇÃO: 2  AULAS
                  
Justificativa:
                            A criança na Educação Infantil encontra-se na fase de sua pré-leitura, que é um período preparatório para a fase de leitura. Nessa fase as crianças aprendem e desenvolvem capacidades e habilidades de sua linguagem oral, construção dos símbolos e também o desenvolvimento de sua percepção onde permitem a relação de suas palavras com as imagens.
                            Nessa fase os interesses da criança estão voltados para imagens e o mais importante: as histórias devem ser curtas, para que as crianças não se distraem durante  as mesmas. O interesse das crianças são por livros com muitas imagens e pouca escrita, onde se permite a descoberta da linguagem visual muito antes da verbal.

Objetivo geral:
             O que o aluno poderá aprender com esta aula:
- Analisar e julgar a atitude da personagem central de uma história infantil quanto ao que é certo e o que é errado. 
- Comparar as suas análises e julgamentos realizados sobre a ação da personagem da história com as dos colegas de sala de aula. 
- Perceber a diversidade de opiniões referentes à análise e julgamento de atitudes, tendo em vista os dilemas morais. 

Objetivos específicos
- Estimular a criatividade, a imaginação e a fantasia.
- Exteriorizar emoções e sentimentos.
- Expressar ideias e opiniões com espontaneidade.
- Incentivar o trabalho coletivo. 
- Ampliar e explorar o vocabulário. 
- Contribuir para a organização do pensamento. 
- Contribuir para o desenvolvimento da linguagem oral.
- Promover a socialização e o entrosamento. 
- Desenvolver a leitura para crianças ainda não alfabetizadas;
- Incentivar a leitura simbólica e visual de forma lúdica;
- Desenvolver e despertar o gosto pela leitura e o desenvolvimentos das histórias com inicio, meio e fim;
- Proporcionar um ambiente integrador e estimulador onde a criança será o papel principal no desenvolvimento de sua oralidade;

Conteúdos trabalhados:
- Criatividade, imaginação, coordenação motora e interesse pela leitura.

Estratégias / Procedimentos
- O professor deverá convidar os alunos para assistir a um vídeo sobre a história infantil: “A  Galinha  Ruiva.”
- Conversar sobre a história ressaltando a importância da amizade e cooperação.
- Falar sobre as personagens da história: A galinha, o pato, o gato, o cão. O que eles falaram para a galinha? Eles ajudaram a galinha? Quem ajudou a galinha?

Materiais necessários:
- Slides com a história: A Galinha Ruiva
 - Livro da história: A Galinha Ruiva
- Lápis de cor, giz de cera e canetinha;
- Folhas de papel A4;
- Vídeo: A Galinha Ruiva - http://www.youtube.com/watch?v=hUpWIPsPA-w

Avaliação:
                            A avaliação ocorrerá durante a aula partindo da observação direta de atitudes e participação das crianças durante a apresentação da história e as atividades proporcionadas pelo professor.


Atividades:
1- Vamos colorir e montar a história na sequencia dos acontecimentos.










2- Que legal! Vamos montar um quebra-cabeça?
            Primeiro vamos pintar e deixar a Galinha Ruiva bem bonita!





Nenhum comentário:

Postar um comentário